segunda-feira, 20 de abril de 2009

Prevenção e Promoção a Saúde: A arte de viver melhor

Nosso tempo é uma época em que a sociedade está cheia de possibilidades e riscos, e que a as pernas não são mais o instrumento de velocidade. Diversidade, mudança e fragmentação fazem da vida uma constante reflexão. Os sinais emitidos pela tradição estão agora em branco. Fazer escolhas, assumir o risco da decisão e responsabilizar-se pelas escolhas feitas são questões fundamentais que se colocam para todos nós.
As doenças respiratórias são responsáveis por grande parte de morte da população brasileira, além de causar grandes transtornos à saúde de adultos, adolescentes e crianças.
Estudos têm mostrado que é na adolescência que se encontra o grupo de maior risco devido ao consumo desordenado e as mais diversas formas de violência.
Várias doenças e mortes prematuras em todo mundo estão associadas aos fatores de risco como: tabagismo, álcool, alimentação, sexualidade e exposição solar, violência e drogas ilícitas. Com o avanço da ciência, o comportamento social, determina o estilo de vida,
Diante do crescimento das doenças crônicas e diversas formas de violências em todos os meios, para controle, exigem-se um eficiente e sistemático mecanismo de prevenção e vigilância as tendências consumistas e nas relações.
Abordagens nas diversas áreas de conhecimento como: sociologia, psicologia, pedagogia, antropologia, analisam mudanças físicas, psicológicas e comportamentais que ocorrem nesse momento da vida da sociedade contemporânea. Muitos estudos sociológicos voltam-se para problemas comuns da juventude, como abuso de tabaco, álcool e drogas, violência, sexualidade, alimentação, vida escolar, entre outros. Ou seja, circulam idéias no cotidiano que associam a adolescência e a juventude à noção de crise, irresponsabilidade e problema social e que carecem de políticas públicas. No entanto, abordar a saúde e a responsabilidade social na normalidade do cotidiano escolar e ou onde estiver é tarefa fundamental e de relevância importância para os profissionais diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário